Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie Second Birthday tickers

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Caros leitores

Depois da participação massiva (!) no post Rotinas e em jeito de balanço, julgo que mais importante do que uma discussão agressiva, que não é de todo o que se pretende com este blog, foi muito interessante a troca de ideias que aconteceu nos comentários que nos foram deixando.
Cada mulher tem uma forma muito própria de ser mãe e muitas vezes, eu incluída (e mais vezes do que desejaria) perguntamo-nos se estaremos a fazer bem. Mais vezes ainda e ao ler os inúmeros blogs, livros e artigos que por aí ressaltam, perguntamo-nos "mas será que o meu bebé é normal"?
Concorde-se ou não, do que li dos comentários, parece-me que somos todas mães de bebés saudáveis e acarinhados.
Por todas estas razões, deixo aqui uma ou duas dicas, para além daquelas que tenho deixado ao longo destes meses todos e que, quem quiser pode aproveitar:

* Para dormir:
- Depois do banho, dou a sopa e a fruta (entre as 19 e as 20 h). O M. gosta de brincar um bocadinho depois de jantar, mas quando está com sono, esfrega os olhos e começa a atirar-se para cima de nós. É esse o sinal. Pego nele, verifico a fralda, dou-lhe um beijinho, deito-o, digo-lhe uns miminhos, chucha, boneco e música. O mais importante? Vou-me imediatamente embora. Não há palmadinhas no rabo, não há colos, não há cantorias. Raramente adormece depois das 21h30 (o normal é ir para a cama às 20h30 e ficar logo a dormir até ao dia seguinte, sem quaisquer interrupções).
A excepção: se está doente ou mais inquieto, faço tudo o que não se deve fazer: colinho, cantorias até adormecer.
Desde quando : desde sempre. Desde que nasceu que o meu procedimento e o do pai é este.
Se assim não for, ele estranha e não dorme, o que é particularmente notório quando vamos jantar a casa de alguém e ele não tem os seus rituais.

* Para acalmar birras (daquelas que, esgotadas as hipóteses sono, fome e fralda suja, já não sabemos de onde vêm):
- Pego nele e deito-o na minha cama, deitando-me eu ao lado dele. Falo-lhe com calma, canto e digo-lhe coisas ao ouvido. Às vezes resulta, outras não.

* Para fazer cocó (ah pois, porque só quem tem um bebé com este problema é que dá valor a esta dica):
- Sopa : pouca batata e pouca cenoura. Muito feijão verde e espinafres.
- Fruta: papaia, manga e laranja com bolacha.
- Água: não lhe toca. Detesta. A obstipação poderia ter a ver com este facto, mas acho que é mesmo dele, porque mesmo quando bebia apenas leite, tinha o mesmo problema.
- Leite de Magnésia (marca Philips) : remédio natural, de sabor a mentol; dou-lhe uma colherzinha depois de comer.
- Bebegel: tem de ser quando noto que já está mesmo muito incomodado.

E pronto. Espero que continuem a ler o Babygrows e a gostar do que vão lendo.
*

14 comentários:

letra disse...

olá :-)
gosto muito de vir ler os vossos posts, aliás, já se tornou uma rotina faze-lo. parecem-me as 2, e agora as 3, muito razoáveis. sou mãe do sebastião, que tem 3 meses, e é muito útil ler sobre bebés um bocadinho mais crescidos, vou-me preparando :-)
ritaR

letra disse...

nós cá em casa temos uma rotina parecida e não nos temos dado mal com o sono da noite. o sebastião está a crescer e a tactear.. ultimamente cospe a chucha e chora, pq sabe que vamos ao quarto repô-la na boca.. nós vamos, pomos a chucha, fazemos uma festinha e voltamos a sair. há noites em que isto se repete 4 ou 5 vezes. a dificuldade para mim, agora que já não dorme todo o dia, são as sestas. como fazes? come, brinca, sesta? como instituir ritual da sesta? não sei se o devo deixar adormecer na brincdeira ou se o devo deitar na espreguiçadeira, por ex (o que ele tem detestado!), se o adormeço ao colo ou no sling (o que não é nada coerente com o adormecer sozinho à noite..). bom, de dia é que não sei como o fazer rotinar-se nas sestas..
help... (?)
:-) ritaR

Alexamaral disse...

Que maravilha o Manel poder ter uma rotina à hora de fazer ó-ó! Com o meu é impossível. Ele fica durante o dia com a avó e é o pai que o vai buscar. Por vezes, chegam a casa às 19h (muito raramente) e grande parte das vezes chegam já depois das 20h30. À chegada é o excitamento total, com a irmã a querer brincar um bocadinho e eu a morrer de saudades. O que faz com que o jantar seja dado tarde e a más horas e o horário de o deitar é para lá de inaceitável para um bebé de 9 meses (por volta das 23h30!!!) ;(

a mãe dos miúdos disse...

efectivamente cada bebé é um ser humano distinto de qualquer outro e as rotinas que lhes impomos advêm, mesmo que não o reparemos, dos próprios sinais que eles nos enviam. é uma simbiose, acho.

tenho dois filhos e o que resulta num não resulta com o outro.

mas o que eu queria mesmo comentar era o "Cada mulher tem uma forma muito própria de ser mãe e muitas vezes, eu incluída (e mais vezes do que desejaria) perguntamo-nos se estaremos a fazer bem."

Espero que sim, que continues a questionar. Só assim se podem continuar as boas práticas e abolir as ineficazes ou as más.

:)

(desculpa-me se estiver com um tom seco na escrita mas o meu sono não me permite mais.)

bjs

Step by Step disse...

O Miguel tem o mesmo problema da obstipação. O médico para além de 1 colh de café de leite de magnésia 3x ao dia, misturada no leite ou papa, disse tb p misturar em duas refeições 1 colh sopa de gérmen de trigo.
Não sei se foi só disto ou tb do leite que mudei para o Aptamil Confort 2, a verdade é que a coisa tem melhorado e acima de tudo o cocó não é tão rijo e por isso ele já não chora tanto como antigamente ao fazer força.

Bjs,
ANa

Anónimo disse...

venho cá de vez em quando, sou mãe de um malandreco de três meses, que detesta dormir, e no meu desespero vou a todas os blogs e sites que posso.
Ja apliquei as técnicas da babywhisperer e melhorou muito (EASY, shh/pat). Já li também essa técnica de o "instalar ! para dormir, e sair do quarto: depois da mama e muda de fralda, vamso para o quarto, ponho-lhe um dúdú em cima da testa, e dou lhe a chupeta.....MAS o grande problema é que ele não sabe segurar a chupeta, ou seja tenho de a segurar até ele adormecer!! será normal? como vou conseguir algum dia deixá-lo sozinho? agradeço ideias :)
Manuela

Sofia Quintela disse...

Olha o meu Rodrigo nunca teve problemas de obstipação a não ser de há umas semanas para cá, deve ter sido com a mudança da alimentação. Resultou muito apenas com o aptamil confort2. Foi remédio santo, agora até faz demais, pois quando dou por ele, já saiu tudo para fora, até ao pescoço.

Vera disse...

Eu já sou mãe de 2ª viagem :), tenho um menino com 3 anos e outro com quase 1 ano.
Também aqui em casa estabelecemos rotinas desde sempre, e a hora de dormir é uma delas, vão sempre para a cama entre as 20.30 e as 21.30, nunca depois, também ficam sozinhos no quarto, sem precisar de os embalar.
É importante terem rotinas definidas, para eles e para nós...
É bom ao final do dia podermos ter um momento a sós :)

Caracoleta disse...

Olá!
De vez em quando passo por aqui, não sei se alguma vez comentei. Hoje apetece-me comentar :)
Cá em casa também temos rotinas para dormir mas no início a rotina era adormecê-la no meu colo até eu me dar conta que isso não era muito saudável para nós. Pouco a pouco consegui que ela ficasse na caminha e adormecesse sozinha.
Birras ainda não faz :))) Sou uma sortuda! 23 meses sem birras, hihihihi!
O cocó cá em casa também era um problema. Sempre me fez confusão dar xaropes e leites e procurei uma solução mais natural. Uma amiga aconselhou-me as sementes de linhaça. Remédio santo! Dou-lhe todos os dias uma colher de chá de sementes trituradas na hora. Faz cocó todos os dias!
Beijo

Mãe das Marias disse...

Só agora vi o post da discórdia,e devo dizer que adorei, acabamos por aprender muitas coisas! Eu tb acho que pedagogias à parte, cada caso é um caso e tem q haver bom senso.
Em relação a este post, mais uma vez obrigada pela partilha. Tudo o que se possa adicionar aos nossos conhecimentos é óptimo. Já agora o M. não bebe leite antes de ir para a cama? E não esperas umas horitas, entre o jantar e o leite? A Tiz desde que mudou para o Aptamil Confort nunca mais teve dificuldades em fazer.

beijinhos

Anónimo disse...

O David a partir dos 4 meses tb passou a ser mto obstipadoe entao pediatra recomentou o leite Nan Transit 2, pois este contem bifidos, Antes tinha receitado o xarope de maça reineta e o leite de magnesia da philips mas nao resultaram. Era desesperante ver k ele andava aflito e só conseguia fazer com o bebegel. Felizmente passou.

morgy disse...

Felizmente que nunca tive esses problemas. Às vezes fica um bocadinho preso se por acaso comer papa o dia todo, mas nada que um bocadinho de fruta não resolva rapidamente.
Nestas coisas temos mesmo muita sorte.

Patricia disse...

Olá!

A tumtum nasceu com problemas de obstipação, sai à mãezinha, mas melhorou por altura da entrada das sopas. De qq maneira, de vez em quando volta à "greve", o que anda a acontecer com frequência.
Nem kiwi, nem papaia, nem nada...
Aliás, nada não. Bébégel e xarope de maçã raineta.

E sim, cada um é como cada qual e cabe-nos a nós descobrir a melhor forma de lidar com a personalidade deles. Se descomprimirmos, o que nem sempre é fácil, lidamos melhor com o assunto.

(20h30? q inveja... a essa hora chego eu a casa, isto se conseguir sair a horas)

Supertatas disse...

Manuela, eu semrpe enfiei uma fralda de pano na argola da chucha, antes servia para segurar a chucha, agora serve para que a chucha nao caia por entre as grade da cama à noite e para que ele a encontre mais facilmente durante o sono :)