segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Resultado da Sondagem


No jardim infantil, originally uploaded by juliana_way.

Resultado da sondagem Babygrows : Escola Pública ou Escola Privada.

Total dos votos: 53
Escola Pública : 67.9 %
Escola Privada: 32.1 %

E, sem grandes surpresas, ganha a escola pública. Digo "sem grandes surpresas" porque julgo que a maior parte das pessoas desejaria ter uma boa escola pública para onde os filhos pudessem ir estudar. Ou seja, por princípio quase toda a gente é adepto do sistema público, não só pela qualidade que sempre lhe foi associada (no meu tempo algumas escolas privadas eram bastante mal vistas) mas também por aquela ideia, com a qual não concordo totalmente, de que, só no ensino público é que as crianças contactam com a verdadeira sociedade, com outras raças, etc.

Do meu ponto de vista, esse contacto com a verdadeira sociedade é feito também no colégio privado, mas acima de tudo, é feito através do diálogo com os pais, do contacto com crianças no parque, no jardim, em colónias de férias, etc. No fundo, não pondo os nossos filhos numa redoma mas também não os atirar para um mundo cão com 6 ou 7 anos. Não quero com isto dizer que todas as escolas públicas são "um mundo cão", não acho que sejam. No entanto, há muitas que o são, não só pela falta de regras e disciplina mas sobretudo pelo contacto menos próximo que os professores tendem a ter.

Finalmente, a qualidade do ensino. Quem diz que "não é por pagar que o ensino é melhor" está enganado. O ensino é normalmente melhor para quem paga, porque, ao ser uma entidade privada, o lucro interessa e só há lucro se a qualidade se mantiver acima da média. Idealmente deveria ser assim? Não. Mas infelizmente é assim que as coisas funcionam. Se eu tiver possibilidades financeiras, os meus filhos irão para um colégio privado.

*A foto que ilustra o post: eu na pré-primária, com um ar muito chateado. Era uma escola pública. Hahahah

10 comentários:

Sílvia disse...

Concordo plenamente contigo. O contacto com a sociedade faz-se no dia-a-dia e temos obrigação de lhes proporcionar esse contacto mas para aprender...privada!
Adorei as fotos antigas.
Beijinhos.

jack disse...

é pena não haver a disciplina de bom senso ou plasticidade social no ensino secundário.

Anónimo disse...

Há só um pequeno pormenor que falha neste texto - não é por se pagar que a escola privada tem um ensino melhor, é porque quem paga decide. A escola pública não é de borla - é provavelmente mais cara que a escola privada, mas como a maioria das pessoas não se apercebe que a está a pagar quando o faz, parece de borla.

Mónica disse...

Olá Sara!
Olha, eu sou professora num colégio muito conhecido em Lx e acredita que se não dermos o nosso melhor, não nos querem lá.
Os alunos estão sempre em primeiro, trabalhamos para eles e para os pais! Pagam, logo o patrão exige MUITO de nós.
Há muita coisa que podia dizer sobre este assunto, mas esta caixinha é pequena para a dissertação :)
Bjinhos e boa sorte.

Anónimo disse...

não concordo absolutamente nada com a parte do 'Quem diz que "não é por pagar que o ensino é melhor" está enganado'. Idealmente eu acho que devia ser assim. claramente. se se está a pagar é para ter algo que quem não paga não tem. é para ver resultados. muitos dos pais não têm a capacidade para avaliar se o ensino é melhor ou pior que na pública. como são pagos não podem dar-se 'ao luxo' de chatear certos pais, ou certos alunos. conheço escolas privadas com uma qualidade horrivel - sei-o de facto, por isso é que não posso concordar com a frase que citei. como já tinha referido no outro post, obvimanete que há casos e casos, e há escolas privadas excelentes, onde efectivamente se tem o que se paga. mas que não é por se pagar que se o tem... isso não é.

Sonia,Filipe e Guilherme disse...

Concordo contigo.
Também vou optar por meter o Guilherme num colégio privado. Enquanto puder, assim será.
Adorei o vídeo dele a tocar bateria! O máximo!
Beijinhos grandes

mamã da princesa disse...

A minha filhota tem 18 meses e foi em Setembro para o colégio e nós tb optámos pelo privado.
Dá-nos mais segurança em todas as vertentes e a qualidade é melhor, sem dúvida nenhuma.
Até podermos, é lá que ela vai ficar, esperamos que até ao 4º ano.
Não vai ter que fazer adaptação a novos espaços, nem a novos funcionários.
Pensamos que estamos a fazer o melhor.

Baggio disse...

Estava mesmo a ver-se :)
O Homem continua neo-liberal?

Barriguita disse...

cada um tem de tomar as suas decisões... eu por acaso sou da opinião contrária à maioria das pessoas.

se quiseres saberes mais, escrevi agora mesmo sobre isso, inspirada por ti!

http://quandoossonhossetornamrealidade.blogspot.com/

Marina disse...

ahahah eu também sou assim. às vezes peço opinião às pessoas para depois fazer precisamente o contrário!