Segunda feira foi a consulta dos seis meses. O M. baixou de percentil de peso, está agora no 50 com 7760 kg e 66 cm, tudo normal segundo a pediatra. O facto do percentil ter baixado prende-se com o facto de no mês anterior ter aumentado um kilo (!). Neste mês aumentou apenas 400 gr. Estranhei, porque desde que come sopa, fruta e papa, anda a comer muito melhor do que quando era só biberon, mas talvez seja pelo facto de andar mais activo.
O que me anda a preocupar é que ele anda há uma semana a fazer em média 6 vezes cocó por dia, o que, para um bebé que era altamente preso, é estranho. Para além disso, e não querendo entrar em detalhes escatológicos, é um cocó que não sendo diarreia é muito mole e muito ácido, o que lhe está a deixar o rabo todo em ferida, por muito cuidado que tenhamos em estar sempre a mudar a fralda.
A médica diz que é algo de origem infecciosa, mas eu duvido porque ele tem estado muito bem disposto, nada prostrado e tem comido como um alarve. A sabedoria popular (avós, educadoras e pais experientes) dizem-me que isto é consequência dos dentes que por vezes provoca desarranjos intestinais.
Está a tomar o leite sem lactose OLAC, um medicamento chamado Lactogermin e a papa da Milupa HN25. Sopa só de batata e cenoura e finalmente introduzi a banana, que anteriormente não era possível porque ele sofria de prisão de ventre.
Ainda hoje alguém me dizia, "é só uma diarreia, mas a pessoa fica com o coração apertadinho não é"?
É.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
6 meses
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Tem
5 meses, 7,500kgs, 68 cms, muitas fúrias de dentes e muitas forças para se pôr em pé.
Parece-me que já não quer ser minúsculo este Minúsculo :')
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
Berlim
Os dias em Berlim souberam-me bem. É uma cidade reconstruída, com muitas mazelas, mas de uma beleza encantadora.
Escusado será dizer que tive muitas muitas saudades do M. Sobretudo quando via um bebé, lembrava-me muito dele. Mas acho que nos fez bem aos três.
Este senhor
Até ia bem, mas porque contabiliza afectos, e às tantas, no seu livro diz que, à hora de dormir:
é totalmente desanconselhável (...) dar-lhe a mão (...) tocar-lhe ou deixar que nos toque no cabelo (...) dar-lhe palmadinhas ou acariciá-lo (...)
é uma besta insensível!
domingo, 28 de outubro de 2007
Sobre os dentes
Em conversa electrónica informal com um amigo dentista, fiquei a saber que:
ele: cuidado, nem te atrevas a meter-lhe a pasta de dentes que tu usas. a melhor maneira, para evitar altas concentraçoes de flúor é: depois de TU teres lavado os dentes, cospes o excesso para cima de uma compressa, e depois esfregas as gengivas dele, ou os primeiros dentinhos decíduos com a dita compressa.
eu: com a àgua que eu cuspi?!?!
ele: àgua? epah, a pasta de dentes dissolvida no teu próprio cuspo, quem é q falou em àgua? por excesso queria dizer aquilo que vais cuspir, nâo pra bochechares com àgua. fazes isso? lavas e depois bochechas com agua? grande erro, pah, é que assim estás a tirar todo o flúor que ficou a cobrir as superficies dentárias, a ter acção tópica, é como pores uma pomada à base de cortisona e depois lavares a pele, não faz efeito não é?
eu: não imagino que os pediatras digam isso às pessoas...
ele: opah, tatas, então, a tua saliva está cheiinha de agentes antibacterianos que a do minúsculo ainda não tem. mas devias ir esfregando as gengivas dele, para exfoliarem melhor, assim num momento em que estejas aborrecida...
eu: mas não existem pastas para bebés? :S
ele: para que haverias de as usar se podes simplesmente cuspir?
Posto isto, eerrr :|
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Longe por 5 dias
E pela primeira vez vou deixar o M. mais do que uma noite.
Vamos fazer umas mini-férias em Berlim, pelo que ele fica com os meus pais. Hoje quando o deixei (nas melhores mãos) fiquei um bocado lamechas, com a lágrima no canto do olho. Mas faz-nos bem a todos.
Até ao meu regresso.
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
terça-feira, 16 de outubro de 2007
sábado, 13 de outubro de 2007
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Ora digam-me
Lá, de vossa justiça, e experiência; o Minúsculo usa Dodot Etapas 3 e agora começa a precisar de passar para o 4 - talvez quando este pacotão acabar - devo continuar nas Etapas ou já faz sentido passar para as Activity?
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Easymeal - Chicco
Para quem me perguntou como correu a elaboração da sopa na Easymeal, digo-vos: passou a ser uma das minhas melhores amigas.
Hoje
Comeu, pela primeira vez, papa ao jantar. Parece-me que correu melhor que das outras vezes, acho que gostou mais desta; o pai trouxe uma cerelac de início para experimentar (vamos lá a ver se tb não faz borbulhas) e eu fi-la com a mini-mini-varinha-mágica-a-pilhas-do-Sr-Ikea, que ali tenho para os cappucinos e que nunca uso :O :D, e ficou um luxo!!, sem um único grumo 8)
E agora, directamente dos dedinhos do Minúsculo, antes de ir para a cama:
jjjjj SEDDD SESSSEE QKX3RCYBVFYANTU ´9HNAF JVSFDNVd-klc çeFGJ
jdchvkfjghrueghefiog evlegrinrnr2637136464594hrfujb v sjidjei
pronto, tá feito o post ;)
beijos e até amanhã \o
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
A papa da Milupa
Fez-lhe borbulhas! Troquei ontem para a Nutriben e hoje já acordou melhor, espero que a coisa se resolva só assim então.
Entretanto também cheguei à conclusão que lhe estava a dar imensa papa, coitadinho, daí ele chegar a meio e começar aos gritos, e ficar rabujento a tarde toda e não querer beber o biberon do lanche e não beber inteiro o do jantar. Estava empanturrado em papa, meu deus :$ :$
Hoje dar-lhe-ei apenas metade da dose, a ver.
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Comeu
A sua primeira papa, o Minúsculo, correu muito bem, saldo mais ou menos positivo, e nem uma nódoa na roupa!, até ao último terço da coisa: aí começou numa cuspidela tremenda e numa berrraria que eu só tinha visto no momento do parto :O, acho que era sono e enfado, porque quando lhe peguei para que dar um abracinho de consolo, depois de uns suspiros, adormeceu :')
Vamos lá a ver como será amanhã.