Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie Second Birthday tickers

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Em jeito de balanço e previsão

2009 foi dos anos mais angustiantes que vivi. As constantes doenças do Manel (otites, amigdalites e outras que tais) e a sua baixa estatura levaram a que a meio do ano o levássemos a fazer análises. A partir daí durou um calvário de alguns meses. Quem acompanha o blog sabe do que falo. O meu filho tinha valores baixos de plaquetas e até sabermos que era uma doença auto-imune, sem quaisquer consequências, uma sombra pairou nas nossas vidas, a sombra de doenças gravíssimas e fatais. Afinal o que ele tem é púrpura trombocitopénica, que não lhe trará quaisquer problemas. A verdade é que, desde Outubro que os valores estão a subir e com isso (coincidência ou não) ele tem estado saudável.
Neste momento ele anda bem, eléctrico como sempre, bem disposto, falador, desobediente, mas é assim que deve ser. Estamos cá nós para dar mimo e disciplina. A próxima luta a travar é contra as fraldas, assunto sobre o qual ele nem quer ouvir falar, ignorando-nos ostensivamente quando lhe dizemos que ele já é crescido e já deve ir à sanita.
Aceitam-se dicas e truques daqueles "como largar a fralda em 3 dias".
O ano de 2010 vai ser um ano de viragem. Começo a fazer doutoramento a partir de Janeiro, levando-me a alterar completamente as rotinas que tinha com o Manel. Três noites por semana deixarei de ser eu a cuidar dele, a ir buscá-lo, a dar-lhe banho e temo não chegar a casa a tempo de brincarmos um pouco. Desde que ele nasceu que sempre fui eu a parceira dos fins de tarde e alterar isso, sobretudo porque ele vai acabar por ficar mais horas na creche, dói-me muitíssimo.
Resta-me a esperança de que, concluído o 1ºano do doutoramento, possamos passar mais tempo juntos, estando eu mais satisfeita pessoal e profissionalmente.
Começo o ano com um corte de cabelo radical e uma promessa de dieta. A ver como corre...
Terei com certeza menos tempo para vir aqui, mas sempre que possível cá estarei a dar notícias.
Feliz 2010!

4 comentários:

Melissa disse...

Gostei de tudo que li! Boa sorte com as fraldas e a dieta!

Barriguita disse...

espero que o novo ano vos traga saúde e muitos sucessos!

JoanaM disse...

2010 vai ser muito melhor!!! Bom inicio de doutoramento. No fim do meu a minha filha já me perguntava quando eu acabava a tese :(.
Quanto às fraldas o meu conselho é esperar que ele queira e esteja preparado, sem pressas. Mas se calhar não era bem o conselho que querias...Bom ano!!!

Marta e Matilde disse...

Olá, Bom Ano.
Posso dizer-te como fiz com a minha filha. Primeiro esperei que estivesse minimamente preparada (ela também não estava com vontade nenhuma de colaborar). Depois levei-a a uma loja de crianças (a disney) e deixei-a escolher as cuecas com os bonecos que ela mais gostasse (escolheu as princesas... meninas. O teu deve escolher os carros ou outro assim). Depois vem a pequena "chantagem": "Agora não faças chichi nas princesas..." O essencial é esperar um pouco de colaboração da parte dele.

Boa sorte
Beijos nossos