Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie Second Birthday tickers

terça-feira, 6 de maio de 2008

11 meses, 1 semana e 1 dia

Muita rabugice, falta de apetite, rabinho assado, sono irrequieto, dedos na boca, só a pedir colo e mimos, costuma ser dentes mas... já tem 8, será possível que já sejam os pré-molares?? Não pode ser, pode? :O Tão pecanino ainda, coitadinho.

11 comentários:

Bruno disse...

Se só tem 8 ainda não devem ser os pré-molares. Repara, há 8 incisivos (4 em cima, 4 em baixo) e 4 caninos (2 em cima, 2 em baixo). Só depois desses é que vêm os pré-molares.

Sara disse...

Coitadinhos, o meu também anda assim, com noites sinistras!!!

Supertatas disse...

teoricamente sim bruno, mas não :) os caninos saiem depois dos prémolares ;)

Anónimo disse...

Epah, não faço ideia, mas já vi bebés cujos caninos nasceram antes dos incisivos. Se notas que a gengiva está muito inchada na zona e se já vês os dentes a querer romper, talvez seja, sim...

Olha, mete-lhe um ben-u-ron antes de ir dormir, escusa a criança de ter dores, tadito.

Bruno disse...

bom, estive a pesquisar e parece que os pré-molares só aparecem na dentição definitiva, por isso esses não são de certeza :)

Supertatas disse...

onde andaste a pesquisar tça disparate? :O

Patricia disse...

Bruno, amigo:

"Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superiores. Passam então cerca de 2 meses até ao surgimento dos incisivos laterais superiores. Os incisivos laterais inferiores emergem um pouco antes dos laterais superiores. Regra geral, os dentes inferiores precedem os superiores, e os dentes em ambas as arcadas (maxilar superior e mandíbula), aparecem aos pares, um esquerdo e um direito. Com a idade de 1 ano ou mais tarde, erupcionam os primeiros molares de leite. Os caninos deciduais aparecem por volta dos 16 meses. Por último surgem os segundos molares. Quando a criança atinge os 2 ou 2 anos e meio de idade, é de esperar que todos os dentes de leite estejam já em uso."

E podes mesmo crer que os têm pq a minha tumtum têm-nos que eu já os vi e senti!!!!!!!!

Bruno disse...

tatas e patrice, amiguinhas... eu não disse que não há molares na dentição temporária. o que disse foi que não há pré-molares. porque de facto, aquilo a que se chama pré-molares são os molares definitivos que ocupam o espaço ocupado pelos molares de leite.
ver aqui, entre outros sites:
http://en.wikipedia.org/wiki/Deciduous_teeth

"The deciduous dentition [dentição de leite] is made up of central incisors, lateral incisors, canines, first molars, and secondary molars; there is one in each quadrant, making a total of four of each tooth. All of these are replaced with a permanent counterpart except for the first and second molars; they are replaced by premolars."

Ou seja, os molares da dentição de leite são substituídos por aquilo a que se chama pré-molares. :)

Supertatas disse...

oh, primeiro ou pré, ou o que for, pelos vistos é molar e vem aí que já senti : )

Sofia e Beatriz disse...

8 dentes?!?!
E a minha coitadita ainda só tem 2 :S
Beijinhos Nossos

Zanucki disse...

Que bom que a Patrice citou o texto da minha página em www.dentes.info/dentes.htm
Sinto-me lisonjeado