Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie Second Birthday tickers

domingo, 30 de dezembro de 2007

Recuperação


Depois de passar o serão de dia 25 de Dezembro nas urgências do Hospital Francisco Xavier (entrámos às 19.15 e saímos às 23.10) e de já ter feito uma sessão de ginástica respiratória, aos poucos a bronquiolite vai-se embora. Deixa alguns estragos, nomeadamente a tosse, a falta de apetite e algum sono decorrente dos medicamentos que o M. ainda tem de tomar.


Para quem, como eu, é principiante nestas matérias, estejam atentos aos sinais desta doença viral, mais comum em bebés que frequentem infantários e que surge sobretudo nos meses mais frios:

- Febre baixa;

- Remelas esverdeadas constantes;

- Tosse seca;

- Dificuldade a respirar que se pode traduzir numa depressão do abdomen ou como no caso do M. (o mais grave) quando já faz covinha no pescoço.

Foi este último sinal que nos levou a tomar a decisão de ir para a urgência. Isto e o facto dele não andar a dormir bem nos últimos dias e de estar com um ar muito angustiado (olheirento, com um humor que não é o dele).
Na urgência, as crianças dificuldades respiratórias passam rapidamente para a triagem e daí para a observação.

Levou duas sessões de aerossol com Atrovent e Ventilan (com intervalo de meia hora) e uma dose de Celestone e é com isso que está medicado, mais o Nurofen.
Aconselho vivamente a ginástica respiratória, que apesar de não ser uma coisa bonita de se ver, ajuda-os muito a soltar as "gosmas"e a respirar melhor.
Feliz ano novo!




6 comentários:

Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago disse...

Um Feliz 2008!
As rápidas melhoras.
Mil beijinhos

Mãe das Marias disse...

Um 2008 cheio de saúde para a vossa família!!!

Beijos

Patricia disse...

A minha sobrinha com 9 meses foi agora para as urgências. Receio que lhe seja diagnosticada uma bronquiolite.

Felizmente nunca passei por isso apesar da tumtum ter feito ginástica respiratória pq aos 9 meses lhe surgiram os primeiros OITO dentes e as reacções dela a todos dentes foram de congestionamento total.

Espero que o M. recupere e q não pregue mais sustos.

Desejo-vos um 2008 cheio de Amor e de Saúde. De coração.

Sónia e MI disse...

Que 2008 vos traga as melhoras.
Mil beijinhos.

Sisters Trend disse...

As melhoras.
bj

MamaBe disse...

não nos encontrámos por um triz, o sebastião tb esteve para passar o serão aí, mas a companhia da famelga distraíu-lhe a doença ;) beijinhos e tudo de bom