Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie Second Birthday tickers

domingo, 28 de outubro de 2007

Sobre os dentes

Em conversa electrónica informal com um amigo dentista, fiquei a saber que:
ele: cuidado, nem te atrevas a meter-lhe a pasta de dentes que tu usas. a melhor maneira, para evitar altas concentraçoes de flúor é: depois de TU teres lavado os dentes, cospes o excesso para cima de uma compressa, e depois esfregas as gengivas dele, ou os primeiros dentinhos decíduos com a dita compressa.
eu: com a àgua que eu cuspi?!?!
ele: àgua? epah, a pasta de dentes dissolvida no teu próprio cuspo, quem é q falou em àgua? por excesso queria dizer aquilo que vais cuspir, nâo pra bochechares com àgua. fazes isso? lavas e depois bochechas com agua? grande erro, pah, é que assim estás a tirar todo o flúor que ficou a cobrir as superficies dentárias, a ter acção tópica, é como pores uma pomada à base de cortisona e depois lavares a pele, não faz efeito não é?
eu: não imagino que os pediatras digam isso às pessoas...
ele: opah, tatas, então, a tua saliva está cheiinha de agentes antibacterianos que a do minúsculo ainda não tem. mas devias ir esfregando as gengivas dele, para exfoliarem melhor, assim num momento em que estejas aborrecida...
eu: mas não existem pastas para bebés? :S
ele: para que haverias de as usar se podes simplesmente cuspir?

Posto isto, eerrr :|

13 comentários:

Barriguita disse...

até pode ser bom... mas... não me parece!

Teresa disse...

Não sei se vou cuspir pasta de dentes para o F. lavar os dentes... isto soa a passaros que mastigam a comida para dar aos filhotes... naaaaa! Mas é curioso.

cacau com pimenta rosa disse...

mas que raio... nunca tal ouvi :)) e também não me parece***

Anónimo disse...

E que tal a paste de dentes diluída em água??

Baggio disse...

O teu amigo dentista estagiou entre os Ianomami?

morgy disse...

lolololololol

deixa tar que a nossa pediatra quando eu lhe disse que estava com pneumonia também me disse para não cuspir para cima do miúdo!
na boa hehehe

Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago disse...

eheheheh esta agora!
não me estou a imaginar fazer isso...

Anónimo disse...

Desculpa lá mas isso não é nada ortodoxo!!! Para mais a nossa boca pode estar cheia de bactérias e infecções dos dentes ou gengivas e isso iria passar para o bebé...

O meu pediatra disse para usar uma dedeira com um pouquinho de nada de pasta com fluor para bebés e no fim dar um pouquinho de água só para ele engolir (dado que eles ainda não sabem cuspir).

Supertatas disse...

claro que tudo tem um pouco de bom senso, calculo que uma mãe cheia de tártaro, aftas, periodontite, chumbos etc decerto que não fará uma coisa destas.
mas eu, que passo a chucha do puto na minha boca se cair ao chão e não tiver uma torneira por perto, e só as esterilizei qd ele era recém-nascido, não acho assim uma coisa tão nojenta, para ser sincera, tem até a sua lógica, sim, ehpah, é um bocado animalesco. é certo, mas nós tb somos animais e tal

Sofia Quintela disse...

Hahahahaha...opá estou farta de rir... é um bocado nojento, mas... se calhar até tem a sua lógica... sei lá!

Supertatas disse...

oh Sofia, afinal em que blog é que escreves agora??
acho que já te perdi o fio à meada :(

Sónia e MI disse...

ahahahah
o que eu me ri agora com este post.
De facto parece-nos sempre pouco comum esse tipo de comportamentos.

Anónimo disse...

mas eu, que passo a chucha do puto na minha boca se cair ao chão e não tiver uma torneira por perto, e só as esterilizei qd ele era recém-nascido, não acho assim uma coisa tão nojenta, para ser sincera, tem até a sua lógica, sim, ehpah, é um bocado animalesco. é certo, mas nós tb somos animais e tal

Isso de colocar a chucha na nossa boca para supostamente limpar é a pior coisa que se pode fazer, pergunte a qualquer pediatra. A nossa boca é mais suja do que o chão em muitos casos. Não é por ser o nosso filho que a nossa saliva não lhe vai fazer mal, é uma criança que não tem o sistema imunológico a funcionar a 100 porcento...colocaria a chucha na boca de uma pessoa qualquer a passar na rua, mesmo sabendo que ela não tem aftas etc etc?
Não, pois não!
O que a faz pensar que não faz mal colocar na sua?