Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie Second Birthday tickers

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

6 meses

Segunda feira foi a consulta dos seis meses. O M. baixou de percentil de peso, está agora no 50 com 7760 kg e 66 cm, tudo normal segundo a pediatra. O facto do percentil ter baixado prende-se com o facto de no mês anterior ter aumentado um kilo (!). Neste mês aumentou apenas 400 gr. Estranhei, porque desde que come sopa, fruta e papa, anda a comer muito melhor do que quando era só biberon, mas talvez seja pelo facto de andar mais activo.

O que me anda a preocupar é que ele anda há uma semana a fazer em média 6 vezes cocó por dia, o que, para um bebé que era altamente preso, é estranho. Para além disso, e não querendo entrar em detalhes escatológicos, é um cocó que não sendo diarreia é muito mole e muito ácido, o que lhe está a deixar o rabo todo em ferida, por muito cuidado que tenhamos em estar sempre a mudar a fralda.

A médica diz que é algo de origem infecciosa, mas eu duvido porque ele tem estado muito bem disposto, nada prostrado e tem comido como um alarve. A sabedoria popular (avós, educadoras e pais experientes) dizem-me que isto é consequência dos dentes que por vezes provoca desarranjos intestinais.

Está a tomar o leite sem lactose OLAC, um medicamento chamado Lactogermin e a papa da Milupa HN25. Sopa só de batata e cenoura e finalmente introduzi a banana, que anteriormente não era possível porque ele sofria de prisão de ventre.

Ainda hoje alguém me dizia, "é só uma diarreia, mas a pessoa fica com o coração apertadinho não é"?

É.

13 comentários:

Ima Trigueiros disse...

Olá Sara,
O Diogo tambem foi esta semana à consulta dos 5 meses, e apesar de ainda não ter começado com as sopas nem com a fruta, está-lhe a acontecer o mesmo a nível dos indestinos! estamos sempre a por-lhe imenso creme e ele anda muito assado... o que lhe fiz esta semana foi dar-lhe àgua de arroz, e melhorou muito! se quiseres a receita diz-me.
Beijinhos e as melhoras

morgy disse...

É normal começarem a ganhar menos peso agora, não estão mais activos como as sopas e fruta engordam menos que o leite.
Os cocós pode ser uma coisa tão simples como a introdução dos sólidos. Comem mais fibra fazem muito mais cocó.
Se realmente for uma diarreia a primeira medida é a dieta. Introduzir arroz não só na sopa como na papa. Mas se for intensa convém sempre falar com a pediatra.
***

PS. Ainda por aí um viruzito de diarreias e vomitados, como ele anda na creche todo o cuidado é pouco.

Supertatas disse...

o nosso médico esteve a explicar-nos que estas comidinhas, sopas frutas etc, são ricas em vitaminas mas não são tão calóricas como leite e a papa, como tal, quanto mais alimentos destes introduzimos em substituição leite menos peso eles ganham (e tu tiraste-lhe o biberon da meia noite) e isso aliado à sua cada vez maior actividade ainda mais se nota.
o minúsculo tb só engordou meio kilo este mês, à conta de tudo isso. continua porém no percentil 55, de comprimento é que passou para o 75, o que então tb cria a ilusão de que está ainda mais magro!
quanto aos desarranjos intestinais febres etc causada pelos dentes ele diz que são mitos urbanos, o que os dentes causam são tão só e apenas irritações da gengiva, tudo o resto é consequencia de eles levarem tudo e mais alguma coisa à boca ao mesmo tempo que perdem as defesas que tinham herdado da mãe e ainda não criaram totalmente as suas.

morgy disse...

ali em cima devia ler-se "não SÓ estão mais activos..."

Patricia disse...

Eu concordo com a tal sabedoria popular e aposto nisso dos dentes :o)

Beijos para vocês

Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago disse...

POr aqui acontece o mesmo desde que nasceram os dentes, imensos cócós por dia. O rabinho um bocadinho assado mas tenho usado a pomada da Eryplast, a Lutsine.
Secalhar é mesmo normal. O Gui tb continua muito bem disposto.
Beijoquinhas

Anónimo disse...

Ia dizer-te o que te disse a Tatas, também me explicaram e li exactamente o mesmo.

As melhoras dele.

Anónimo disse...

A Morgy tem razão parece que anda um bichinho chamado virus a fazer das suas aos nossos meninos:( Também ando preocupada com o factor peso, acho que o meu filhote está muito magricela...mas tendo em conta a explicação da Tatas faz todo o sentido, até nós introduzimos a sopa e a fruta para um regime dietético, não é verdade?

Beijinhos*

Anónimo disse...

Olha para ajudar a "prender" mais os intestinos há uma lata de papa cerelac de cenoura e arroz própria para esse fim ... não perdes nada em experimentar.

Como o Miguel tem o problema contrário comprei outra lata de aveia que é mesmo para ajudar o funcionamento dos intestinos (ainda não usei pq era só apartir dos 6 meses).

Bjs,
Ana

rita disse...

Os dentes têm as "costas largas" :)
Concordo com a teoria da tatas.
As melhoras dele.
Bjs

AnaBond disse...

sorry, mas discordo com o ser 'mito urbano'.
no caso dos meus dois filhotes, tanto um como o outro só fizeram altas reacções no rabinho no preciso momento que os molares quiseram pular fora. nem febres, nem nada. apenas o rabo super mega hiper assado. até ficar com ferida.
e foi sempre dos dentes (até a pediatra concordou).

o creme que lhes safou, dos dois, nem foi o eryplast, o creme de água mais usado (digo eu).
é o do Sebamed (pomada de tratamento é como diz na embalagem, mas nas farmácias está sempre no sistema pomada de prurido). pomada tratamento para assaduras.
demora, mas fica sempre bem.
(encontrei um url para teres uma ideia:
http://www.bodypower.pt/proddet.php?Produto_ID=413)

sobre o aumentar pouco de peso, é normal. ainda por cima a fazer 6 vezes por dia... não te preocupes.
dá-lhe um pouco mais de banana ou a tal papa de arroz. sopa com muita cenoura...

a minha gaja também tinha muita prisão de ventre e agora... puff. é só comer e cag... ;)

já agora... não fiques à espera de indicadores que algo está mal (as más disposições, prostrações ou comer menos bem). cada caso é um caso. o meu filho chegou a ter 40 de febre e não mostrar nada disso. e só sei que está com febre (tanto um como o outro) porque fica quentinho, porque tudo o resto...

e mais... não sei se usas, mas quando o rabinho está mais assadinho não convém usar toalhitas. há uma água, a da Uriage (1.er eau), que é carota, mas é óptima nestas alturas. com algodão, limpa bem, cheira bem, e custa-lhes menos (os produtos das toalhitas magoam sempre um pouco mais).

espero ter ajudado ;)
beijo

Mãe das Marias disse...

Parabéns pelos 6 meses do teu M! E as "melhoras" dos intestinos dele.

beijocas

Ana disse...

Os meus qnd os dentes estão para romper deixas o cócó mais ácido e mole. Tenho que mudar a fralda com mais frequência pois fica mais "assadito". Vais ver que é disso.Parabéns por mais uma mesito!